Mula sem Cabeça

Mula-sem-cabeça


A mula-sem-cabeça é uma das principais lendas do folclore brasileiro. Originada da região da Península Ibérica, a lenda foi trazida por colonizadores portugueses e espanhóis para a América, por isso a lenda é presente também no folclore mexicano (Malora) e argentino (Mula Anima).

A lenda diz que toda mulher que tivesse pensamentos ou relações amorosas com um padre se tornaria uma mula-sem-cabeça. Esse monstro possuía a forma de uma mula marrom ou preta, sem a cabeça, soltando fogo na região de onde seria esse membro. Além disso, a mula-sem-cabeça tinha cascos de aço ou prata e um relincho que poderia ser ouvido a muitos metros de distância.

A mulher envolvida com um padre viraria uma mula-sem-cabeça à meia-noite de uma quinta-feira para uma sexta-feira. Segundo a lenda, o encanto só seria desfeito se alguém tirasse o freio de ferro que a mula sem cabeça carrega. Acredita-se que a lenda tenha surgido através da Igreja Católica, que queria passar a imagem do padre como uma pessoa santificada, além de reduzir os casos entre padres e mulheres.

Na verdade, a lenda da mula-sem-cabeça representa o medo dos homens da Igreja em relação ao poder feminino de sedução, criando assim, fantasias e assombrações para provocar um enorme receio tanto nas mulheres quanto nos próprios padres.

Outra versão mais antiga da história diz que uma rainha tinha a mania de ir todos os dias ao cemitério. Certa vez, o rei seguiu secretamente sua esposa e então se deparou com ela comendo o cadáver de uma criança. Imediatamente o rei soltou um grito, a rainha viu e soltou um grito maior ainda, se transformando em mula-sem-cabeça.

A lenda da mula-sem-cabeça é bastante popular principalmente no sertão nordestino e no interior da região Sudeste.

0 comentários:

Enviar um comentário

Insane e SØNINHØ Corporation Inc. Com tecnologia do Blogger.